Fases do Renascimento

 Quais as fases do Renascimento? Veja o início do Renascimento italiano,e seu desenvolvimento.👇👇👇

O Renascimento foi um movimento cultural que pretendia retomar os ideais da cultura greco- romana, da cultura clássica. Na cidade de Florença aconteceu o Trecento, uma espécie de preparação para o Renascimento, um processo que ocorreu também em Pisa e Siena, com uma grande transformação do modelo medieval para o moderno, partindo das inovações de vanguarda desses grandes centros da Itália. O Trecento foi o pré Renascimento e tem esse nome porque ocorreu em meados de 1300 ou séc. XIV. Tinha pinturas com temas religiosos influenciados pela igreja católica, rompimento com a estética medieval, influências do Gótico italiano, pinturas decorativas de afrescos.

Um dos representantes desse período foi Giotto di Bondoni, pintor e arquiteto.

E também Cimabue, Taddeo Gaddi, Lippo Memmi, Duccio di Buoninsegna e Simone Martini.

Curiosidades sobre o Quattrocento, séc. XV. 

O Renascentismo tinha como base o Humanismo, que era a retomada dos conceitos filosóficos e científicos greco-romanos ou cultura clássica, começou com a Filosofia Escolástica e principalmente com São Thomás de Aquino.

O Humanismo ia contra a ideia de Teocentrismo, dessa vez o homem era o centro, e era responsável por explicar os fenômenos da natureza por meio da ciência. Na Idade Média queria explicar tudo como vontade divina e tudo era conduzido por meio da fé. Agora o homem toma as rédias de seu destino, e tem explicações menos fatalistas, sendo nosso destino influenciado por nossos atos. Nessa época os mecenas patrocinavam as artes, houve a utilização de pintura à óleo, os personagens da literatura clássica ficam mais em evidencia, assim como a mitologia, e o paganismo. Busca da perfeição estética, o auge da arquitetura e literatura. Um de seus representantes na pintura era Sandro Botticelli ( 1445-1510), pintou o Nascimento da Vênus, obra encomendada por um rico banqueiro e político italiano.


 

Quem foi o pintor Masaccio? Ele utilizou a perspectiva científica, dando a ilusão de profundidade na pintura.

 Tommaso di Ser Giovanni di Simone, mais conhecido como Masaccio, fez parte desse grupo de pintores do séc. XV. 

Pintou a famosa obra a Santíssima Trindade em 1428, onde utilizou a perspectiva científica dando uma impressão de profundidade na imagem atrás do Cristo crucificado. 

Neste período também viveu Brunelleschi, ele foi um importante arquiteto que projetou a cúpula da catedral de Florença, onde utilizava a perspectiva em seus projetos assim como Masaccio, amigos do escultor Donatello. 



Outro grande artista foi o escultor Donatello

Donato di Niccoló di Betto Bardi, chamado Donatello nasceu em Florença (1386-1466) escultor, utilizava diversos materiais como mármore, bronze e madeira.   

O alto Renascimento, Cinquecento ( séc. XVI ) 

Leonardo di Ser Piero da Vinci:

Foi um dos mais notáveis artistas dos todos os tempos, dominou diversas áreas do conhecimento como arquitetura, pintura, escultura, botânica, foi anatomista, cientista, matemático e engenheiro.

Obras: Mona Lisa, A Última Ceia, Salvator Mundi, A Virgem das Rochas, O Homem Vitruviano, A Anunciação.

Fez diversos projetos para criar instrumentos de guerra, algo parecido com um tanque moderno, paraquedas, máquinas que pudessem voar, parecidas com asa deltas ou planadores. 

A mulher retratada na pintura  era Lisa Gherardini
esposa de Francesco del Giocondo.


 A pintura da Mona Lisa está no museu do Louvre na França. Leonardo utilizou a técnica de esfumato, dando um impressionante realismo á obra onde não se vê contornos, quase como se tivesse sido feita com um aerógrafo por exemplo, a trama do tecido, o olhar, e principalmente a expressão do rosto que parece esboçar quase um leve sorriso, causam espanto até hoje, pela perícia técnica e perfeccionismo.

 

Um dos principais artistas desse período também, foi Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, nasceu em Capresi em 06 de março de 1475, faleceu em Roma, 18 de fevereiro de 1564. Foi pintor, escultor, poeta e arquiteto, produziu esculturas como a Pietá, e David e pinturas de afrescos, entre outras.

O Movimento cultural com referências do período clássico misturou temas mitológicos até mesmo com temas religiosos.

É o que podemos ver na pintura da Capela Sistina, pintada por Michelangelo, onde existem afrescos com temas bíblicos e vários personagens da mitologia como as sibilas, a imagem de Zeus, e outros. É difícil pensar como a igreja aceitou essas tendências na época, já que ela sempre quis impor seus dogmas e tradições.

Mas a verdade é que a igreja católica, se rendeu ao talento dos artistas, e os patrocinou com suas encomendas para esculturas e pinturas, representando cenas bíblicas e retratos dos papas e outros membros do clero. Desde a Idade Média eles já representavam as imagens bíblicas, mas agora aceitam o paganismo e os deuses mitológicos nas composições de afrescos até mesmo dentro da igreja, com personagens nus.

O impacto das pinturas Renascentistas na igreja

É engraçado imaginar isso nos dias de hoje, imagine um artista querer pintar personagens nus no teto de uma igreja hoje em dia, não seria uma coisa bem aceita. Tudo tem relação com a cultura e o contexto de cada época, foram aproximadamente 2 séculos do pré-renascimento (em meados de 1300) até a Alta Renascença ( 1450 a 1527 ), um longo período onde os clérigos já aceitavam essas novas tendências, culminando em um sincretismo religioso. Onde o Papa Julio II, patrocinou diversos artistas, promovendo a ascensão dos mesmos. 

 

O pintor Rafael Sanzio foi outro importante pintor da época, nasceu em Urbino em 06 de Abril de 1483, morreu em Roma em 1520. 

 

O Renascimento se espalhou ainda para outros países, entre eles Portugal e Espanha, Alemanha, Holanda e outros, mas teve sua intensidade mais reduzida no final do séc. XVI.

Surgindo a seguir, o Movimento do Maneirismo, pintavam á maneira de outros pintores famosos. Eram pintores chegaram que produziram algumas obras consideradas inferiores na questão técnica, com novas experimentações, e que tinham como referência os grandes mestres.


 




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